domingo, 24 de maio de 2009

Atrações de Ibitipoca !!!

Cachoeirinha - Com uma queda de aproximadamente 30 metros formada em uma porção do Rio Vermelho o desenho majestoso de uma cortina é traçada. A água cai numa pequena praia, onde a areia branca lembra mais uma vez o mar. Com certeza é mais uma das surpresas que Ibitipoca reserva.

Cachoeira Janela do Céu - É uma cachoeira localizada no Ribeirão Vermelho. De seu topo à sua base na mata do fundo do vale são 7 quedas d’água, em forma de degrau, mas a visitação no parque é feita apenas no topo de onde tem-se uma visão extraordinária de vales e morros a longa distância.


Cachoeira Janela do Céu

Capela do Senhor Bom Jesus da Serra - Loalizada no Pico do Pião, foi inaugurada em 10 de Agosto de 1932. A construção foi autorizada por um bispo de Juiz de Fora com a finalidade de consolidar a posse de terras devolutas do Estado. Vale enfatizar o bonito penhasco de grande desnível formado nas adjacências do Pico do Pião.

Gruta das Bromélias - Com 2.750 metros de extensão e considerada a segunda maior caverna de formação quartzítica do Mundo a gruta das Bromélias vem demonstrando sinais da presença humana provocando o assoreamento do rio, além da erosão natural de sua estrutura. Por este motivo alguns pontos estão interditados. A clarabóia mais alta da caverna fica no Salão dos Anjos, após cerca de 800 metros de percurso. A abertura externa está a uma altura de 18 metros do piso. O Claraboião é a maior abertura da caverna, com 13 metros de diâmetro, possibilitando a sobrevivência de plantas em seu interior, ao lado de um pequeno córrego, que continua escavando a gruta.

Gruta do Monjolinho e Gruta do Pião - A gruta do Monjolinho tem este nome devido a um engenho movido à água de um antigo morador. Destaca-se também, próximo à gruta, um pequeno lago com uma particularidade: é possível mergulhar por um pequeno túnel cheio de água e chegar a outra extremidade. Já a Gruta do Pião, encontra-se misturada à vegetação em um conjunto de formas e cores, sendo um pouco difícil sua localização.

Gruta dos Três Arcos - Gruta dos Fugitivos - Gruta dos Moreiras - As grutas encontram-se praticamente no mesmo complexo. A primeira delas é a Gruta dos Três Arcos, que não exige o uso de lanterna para ser visitada, pois as três aberturas na rocha permitem a entrada da luz do dia. Logo depois a Gruta do Fugitivo, onde 1912 foram encontradas ruínas de quilombos devido ao grande espaço interno. Por fim encontramos bem próxima à gruta dos Fugitivos a Gruta dos Moreiras denominada assim em homenagem a família que freqüentava o local.

Gruta dos Viajantes - A principal característica desta imensa gruta é atravessar a colina que localiza-se bem próximo ao Pico do Pião. Possui dois grandes pórticos de entrada e além de seu túnel principal, encontrarmos pequenos salões em suas adjacências. Já serviu de abrigo no passado, sendo famosa por ter sido freqüentada por muitos que, de passagem, pernoitavam ali.

Gruta dos Viajantes

Janela do Céu
- Um dos pontos mais procurados da região. É uma corredeira emparedada por um cânion, que termina bruscamente em uma cachoeira, despencando de 20m de altura. Para chegar lá, enfrenta-se uma caminhada de 3h por trilha íngrime. É o último ponto turístico do parque em direção Norte. Seguindo Rio Vermelho abaixo depois de passar a Cachoeirinha o percurso é contagiante em meio a pedras e muito verde. De repente como um passe de mágica o horizonte se abre, é a Janela do Céu. O rio despenca por mais de 100 metros e cai em uma grande bacia. Sem sombras de dúvidas é um dos locais mais bonitos de nosso Brasil. Apesar da distância, a paisagem é recompensadora.

Visual da Janela do Céu

Lago dos Espelhos - O Lago dos Espelhos é um dos pontos mais visitados no parque devido a sua beleza e a facilidade de acesso, pois fica a aproximadamente 20 minutos de caminhada do Camping.

Lagoa Seca - Um deserto, uma praia? Esse lugar no mínimo exótico é composto de uma boa porção de areia branca e uma área que parecia estar reservada a água foi tomada pela grama, assemelhando-se a um pântano.

Morro da Lombada - O Morro da Lombada que também é conhecido como Pico do Ibitipoca possui 1784 metros de altura sendo o ponto culminante de todo Parque do Ibitipoca. O seu cume propicia uma visão privilegiada de todo Parque do Ibitipoca, além de ser ótimo ponto para curtir o espetáculo do pôr do sol.


Morro da Lombada

Pedra Furada - Passeio curto também de águas subindo o rio do salto com 7km ida e volta, cachoeira de 25m de altura cuja passagem do rio se dá por um anel na pedra furada, curioso e ao mesmo tempo fantástico. Saindo da lanchonete passa-se pela Prainha em direção a Gruta do Monjolinho, e de lá o acesso se dá por trilha estreita até a Cachoeira da Pedra Furada. Há 500m dali pode-se visitar a Cachoeira das Varinhas e o belíssimo Poço Preto e Cachoeira dos Namorados.

Pico do Cruzeiro - Local onde se encontra uma grande cruz, que acaba servindo de para raio. Passagem obrigatória para chegar à Lombada.


Pico do Cruzeiro

Pico do Pião
- Para muitos, chegar no alto do Pico do Pião, a 1762mt de altitude, é uma conquista devido ao rigor imposto pela subida. Uma das primeiras visões é a presença de um altar de cimento no alto da Serra de Ibitipoca. São as ruínas da Capela Senhor Bom Jesus da Serra, destruída pelos raios, pelo vento e pelas tempestades que assolam o cume, restando apenas o altar.



Pico do Pião

Ponte de Pedra - A Ponte de Pedra tem uma altura aproximada de 40 metros. O arco da ponte foi formado milhares de anos atrás, quando a correnteza era gigantesca e violenta. Da Ponte de Pedra pode-se chegar a Cachoeira da Pedra Quadrada.

Prainha - Local de fácil acesso, onde as crianças ficam bricando nas águas calmas do rio que desse a Serra.


Prainha

domingo, 17 de maio de 2009

Parque Estadual de Ibitipoca

Nos contrafortes da Serra da Mantiqueira, a meio caminho entre o Rio de Janeiro e Belo Horizonte, no Município de Lima Duarte, está a Serra do Ibitipoca, entre as coordenadas 21o40’ a 21o43’ Sul e 43o52’ a 43o54’ Oeste. Numa área muito preservada desta Serra, encontra-se o Parque Estadual do Ibitipoca, cujo nome é originário da língua tupi, e significa “casa de pedra”.

Em Ibitipoca encontram-se cavernas em “quartzitos” (raras no mundo), magníficas exposições de terrenos montanhosos, belíssimas cachoeiras, lagos, fauna exótica e em extinção (representadas por exemplo pelo lobo-guará, pelo primata mono-carvoeiro, pela onça parda) e flora endêmica (várias espécies de orquídeas e tipos resistentes ao fogo, variedades de liquens e ocorrência de cactáceas). É a localidade com a maior importância do ponto de vista liquenológico do Brasil, especialmente no que se refere aos gêneros Cladonia e Cladina, que a qualifica como uma das áreas de maior importância do Hemisfério Sul (M. MARCELLI, 1994).

Visual da Trilha

As melhores épocas do ano oferecidas à visitação do Parque são verão (temperaturas do ar médias em torno de 24° C) e inverno (em torno de 12° C), correspondentes aos meses de dezembro a fevereiro e junho a agosto”, pois há boa visibilidade nestas épocas. A pluviosidade da área está por volta de 1100 mm ao ano. A uma distância de aproximadamente 3 km do Parque, com algumas relíquias arquitetônicas estilo barroco-rococó do século XVIII. A Vila de Conceição do Ibitipoca, constitui-se como uma extensão das infra-estruturas do Parque, com pousadas; refeições; comidas típicas como pães de canela, de cebola e de queijo.



Pôr do Sol na Trilha

  • Altitude Máxima: 1.784 m (Morro da Lombada)
  • Área: 1.488 hectares
  • Administração: IEF-MG
  • Pluviosidade: entre 20mm (Inverno - Jul) e 300mm (Verão - Jan) mensais
  • Relevo: Montanhoso
  • Carta Topográfica:
  • Atração: Paisagem.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Campanha sugere que você faça “xixi no banho”


A proposta visa mobilizar as pessoas para a preservação do meio ambiente e mostrar que uma descarga evitada por dia, resulta na economia de 4.380 litros de água potável por ano.

A F/Nazca Saatchi & Saatchi acaba de criar a campanha para divulgação da quinta edição do Viva a Mata - mostra de iniciativas e projetos em prol da Mata Atlântica, promovido pela Fundação SOS Mata Atlântica, que acontece entre os dias 22 e 24 de maio, das 09h às 18h, na Marquise e Arena de Eventos do Parque Ibirapuera, em São Paulo. A campanha intitulada “Xixi no Banho” tem em sua proposta levar para o público em geral, de maneira mais descontraída, como um simples ato pode contribuir com a preservação do meio ambiente, ou seja, economizando água.

De acordo com o diretor de Mobilização da SOS Mata Atlântica, Mario Mantovani, para esta edição do Viva a Mata, a Fundação quer chamar a atenção da sociedade de uma maneira mais simples e divertida, mostrando como pode ser fácil colaborar com a floresta mais ameaçada do País, a Mata Atlântica. “Em período de crise financeira, em que se ouve muito ‘não’ para tudo, este ano quisemos levar o ‘sim’ para o cotidiano das pessoas, incentivando que todos façam xixi no banho. O meio ambiente agradece a quantidade de água poupada em cada descarga, que chega a 12 litros. Uma descarga por dia corresponde a 4.380 litros de água por ano”, ressalta Mantovani.

Somente em São Paulo poderia ser economizado mais de 1.500 litros de água por segundo. Uma informação importante para aqueles que têm dúvida se é uma prática higiênica: o xixi é composto 95% de água e 5% de outras substâncias como uréia e sal.

Com criação de Eduardo Lima e João Linneu, direção de criação de Fábio Fernandes e Eduardo Lima, para a criação da parte online Henrique Lima e Julio Zukerman, direção de criação de Fábio Fernandes e Fábio Simões, a campanha conta com peças de anúncios, filme, site (www.xixinobanho.org.br), spot e ações de mídia exterior.

Campanha solidária

A FNazca trabalhou voluntariamente para a produção desta campanha e ela também será divulgada graças à cessão de espaços sem custo por veículos como TV Globo, Play TV, TNN/CNN , Sony, SBT, MTV, Rede Tv, Record, Record News e Discovery Channel; Rádios: Eldorado eAlpha Fm; Revista Terra da Gente e jornais: Jornal Trem ABC, Jornal da Linha, Sul, Metronews, Gazeta Mercantil e Diario Gde ABC

sexta-feira, 8 de maio de 2009

EU SOU VÀRIAS DESSAS TAMPINHAS !!!!

Sem noção, esse bar é uma das principais atrações de Ibitipoca. Você já foi em Ibitipoca e não conhece o Bar do Firma ? Assiste aí o Vídeo e note que eu e alguns amigos do Olá somos parte das tampinhas de garrafa e ... ah, faz o seguinte: CARREGA o VÍDEO E ASSISTE AÍ, MALUCO(A) !!!

segunda-feira, 4 de maio de 2009

vídeos da Serra da Beleza

Taí pessoal ! Os vídeos feitos pela cinegrafista Magda, que já pode se aposentar, pois filmar no escuro ninguém merece...hehehe

Esse aí é do Olá no Mirante da Serra:


Esse é dentro do Túnel do Capoeirão...Mas tá tudo escuro...


E esse é da saída do Capoeirão, na revoada dos morcegos. Também não dá pra ver nada, mas como a cinegrafista é minha esposa, eu tenho que publicar, né ?