Cachoeira Janela do Céu - É uma cachoeira localizada no Ribeirão Vermelho. De seu topo à sua base na mata do fundo do vale são 7 quedas d’água, em forma de degrau, mas a visitação no parque é feita apenas no topo de onde tem-se uma visão extraordinária de vales e morros a longa distância.
Cachoeira Janela do Céu
Capela do Senhor Bom Jesus da Serra - Loalizada no Pico do Pião, foi inaugurada em 10 de Agosto de 1932. A construção foi autorizada por um bispo de Juiz de Fora com a finalidade de consolidar a posse de terras devolutas do Estado. Vale enfatizar o bonito penhasco de grande desnível formado nas adjacências do Pico do Pião.
Gruta das Bromélias - Com 2.750 metros de extensão e considerada a segunda maior caverna de formação quartzítica do Mundo a gruta das Bromélias vem demonstrando sinais da presença humana provocando o assoreamento do rio, além da erosão natural de sua estrutura. Por este motivo alguns pontos estão interditados. A clarabóia mais alta da caverna fica no Salão dos Anjos, após cerca de 800 metros de percurso. A abertura externa está a uma altura de 18 metros do piso. O Claraboião é a maior abertura da caverna, com 13 metros de diâmetro, possibilitando a sobrevivência de plantas em seu interior, ao lado de um pequeno córrego, que continua escavando a gruta.
Gruta do Monjolinho e Gruta do Pião - A gruta do Monjolinho tem este nome devido a um engenho movido à água de um antigo morador. Destaca-se também, próximo à gruta, um pequeno lago com uma particularidade: é possível mergulhar por um pequeno túnel cheio de água e chegar a outra extremidade. Já a Gruta do Pião, encontra-se misturada à vegetação em um conjunto de formas e cores, sendo um pouco difícil sua localização.
Gruta dos Três Arcos - Gruta dos Fugitivos - Gruta dos Moreiras - As grutas encontram-se praticamente no mesmo complexo. A primeira delas é a Gruta dos Três Arcos, que não exige o uso de lanterna para ser visitada, pois as três aberturas na rocha permitem a entrada da luz do dia. Logo depois a Gruta do Fugitivo, onde 1912 foram encontradas ruínas de quilombos devido ao grande espaço interno. Por fim encontramos bem próxima à gruta dos Fugitivos a Gruta dos Moreiras denominada assim em homenagem a família que freqüentava o local.
Gruta dos Viajantes - A principal característica desta imensa gruta é atravessar a colina que localiza-se bem próximo ao Pico do Pião. Possui dois grandes pórticos de entrada e além de seu túnel principal, encontrarmos pequenos salões em suas adjacências. Já serviu de abrigo no passado, sendo famosa por ter sido freqüentada por muitos que, de passagem, pernoitavam ali.
Gruta dos ViajantesJanela do Céu - Um dos pontos mais procurados da região. É uma corredeira emparedada por um cânion, que termina bruscamente em uma cachoeira, despencando de 20m de altura. Para chegar lá, enfrenta-se uma caminhada de 3h por trilha íngrime. É o último ponto turístico do parque em direção Norte. Seguindo Rio Vermelho abaixo depois de passar a Cachoeirinha o percurso é contagiante em meio a pedras e muito verde. De repente como um passe de mágica o horizonte se abre, é a Janela do Céu. O rio despenca por mais de 100 metros e cai em uma grande bacia. Sem sombras de dúvidas é um dos locais mais bonitos de nosso Brasil. Apesar da distância, a paisagem é recompensadora.
Visual da Janela do Céu
Lago dos Espelhos - O Lago dos Espelhos é um dos pontos mais visitados no parque devido a sua beleza e a facilidade de acesso, pois fica a aproximadamente 20 minutos de caminhada do Camping.
Lagoa Seca - Um deserto, uma praia? Esse lugar no mínimo exótico é composto de uma boa porção de areia branca e uma área que parecia estar reservada a água foi tomada pela grama, assemelhando-se a um pântano.
Morro da Lombada - O Morro da Lombada que também é conhecido como Pico do Ibitipoca possui 1784 metros de altura sendo o ponto culminante de todo Parque do Ibitipoca. O seu cume propicia uma visão privilegiada de todo Parque do Ibitipoca, além de ser ótimo ponto para curtir o espetáculo do pôr do sol.
Morro da Lombada
Pedra Furada - Passeio curto também de águas subindo o rio do salto com 7km ida e volta, cachoeira de 25m de altura cuja passagem do rio se dá por um anel na pedra furada, curioso e ao mesmo tempo fantástico. Saindo da lanchonete passa-se pela Prainha em direção a Gruta do Monjolinho, e de lá o acesso se dá por trilha estreita até a Cachoeira da Pedra Furada. Há 500m dali pode-se visitar a Cachoeira das Varinhas e o belíssimo Poço Preto e Cachoeira dos Namorados.
Pico do Cruzeiro - Local onde se encontra uma grande cruz, que acaba servindo de para raio. Passagem obrigatória para chegar à Lombada.
Pico do Cruzeiro
Pico do Pião - Para muitos, chegar no alto do Pico do Pião, a 1762mt de altitude, é uma conquista devido ao rigor imposto pela subida. Uma das primeiras visões é a presença de um altar de cimento no alto da Serra de Ibitipoca. São as ruínas da Capela Senhor Bom Jesus da Serra, destruída pelos raios, pelo vento e pelas tempestades que assolam o cume, restando apenas o altar.
Ponte de Pedra - A Ponte de Pedra tem uma altura aproximada de 40 metros. O arco da ponte foi formado milhares de anos atrás, quando a correnteza era gigantesca e violenta. Da Ponte de Pedra pode-se chegar a Cachoeira da Pedra Quadrada.
Prainha - Local de fácil acesso, onde as crianças ficam bricando nas águas calmas do rio que desse a Serra.
Prainha
