quarta-feira, 26 de maio de 2010

Grupo Olá nos Passos de Anchieta - Espírito Santo

Olá pessoal! Nossa caminhada de Junho é muito conhecida por esse Brasil afora, mas pouco divulgada por aqui.
PASSOS DE ANCHIETA é o nome do roteiro que reconstitui a trilha habitualmente percorrida pelo Padre Anchieta nos seus deslocamentos da Vila de Rerigtiba , atual cidade de Anchieta, á Vila de Nossa Senhora da Vitória onde cuidava do Colégio de São Tiago, em caminhadas quinzenais que ele empreendia nos últimos anos de sua vida quando preferiu recolher-se à vila indígena nas costas do Espírito Santo que tanto lhe evocava a sua San Cristoban de Laguna, em Tenerife, nas Ilhas Canárias, onde nasceu.

De toda essa extensão, o roteiro Os Passos de Anchieta resgata o trecho de 100 quilômetros compreendidos entre Anchieta e Vitória que José de Anchieta percorria regularmente duas vezes por mês, o denominado "caminho das 14 léguas"que o jesuíta vencia na companhia - freqüentemente na dianteira - dos guerreiros temiminós que o acompanhavam na missão de cuidar do Colégio de São Tiago, erguido num platô da Vila da Nossa Senhora de Vitória, hoje transformado no Palácio do Governo, na cidade de Vitória.

O roteiro Os Passos de Anchieta é cumprido em jornadas diárias médias de quatro a cinco horas pelas pessoas que tem o hábito de caminhar regularmente ou por períodos de seis a 7 horas pelos andarilhos mais sedentários que sem o exercício regular se dispõe a fazê-lo.Começa a Caminhada de 4 dias.


Durante a caminhada coletiva oficial, o percurso é realizado em quatro dias, divididos nos seguintes trechos:
1º dia: entre Vitória e Barra do Jucu, em Vila Velha, são percorridos em média 25 km.

2º dia: entre Barra do Jucu até Setiba, em Guarapari, perfaz 28 km.

3º dia: entre Setiba e Meaípe, são percorridos 24 quilômetros ainda em Guarapari.

4º dia: entre Meaípe até Anchieta, na Igreja Matriz do município finalmente os 23 km finais abrangem.

(dados de http://www.abapa.org.br/)

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Pedra da Tartaruga - Fotos e Filmes e mais algumas bobagens...

Estava eu na Van, na volta de Barra de Guaratiba, onde fomos até a Pedra da Tartaruga e nas praias do Perigoso e do Meio, e pensei:
"- Carai...foi muito foda hoje..." rsrsrs
Sol lindo, paisagens de tirar o fôlego, praias (quase) intocadas, e que mar !!! Água límpida e clara, no meio de uma mata exuberante...Nem parece que estávamos no Rio de Janeiro. E a galera foi mais uma vez super especial.
Como diz a propaganda do McDonald's: "AMO MUITO TUDO ISSO !!!"
E no final, peixe frito e gelobol (aí, rimou...).
Valeu galera!! Em Junho, tem Passos de Anchieta.
Segue aí fotos e filmes do Richard:

Pedra da Tartaruga

Filme 360º nº 1:


Filme 360º nº 2:

terça-feira, 4 de maio de 2010

Pedra da Tartaruga - Barra de Guaratiba: nosso destino de 16/05

Salve Galera !! Descobrimos mais uma trilha show de bola para nosso passeio: a Pedra da Tartaruga ! Além dela, temos também algumas praias maravilhosas que são pouco frequentadas, mas que a galera do Grupo Olá vai conhecer em 1ª mão. Segue abaixo mais informações, colhidas no portal http://www.soaventura.com.br/:

Localizado na região das praias selvagens de Barra de Guaratiba, dentro dos limites do Parque Estadual da Pedra Branca, a Pedra da Tartaruga é um recanto rochoso em frente à Praia do Perigoso que proporciona um rapel com um visual indescritível, considerado por muitos como o rapel mais bonito do Rio de Janeiro.


Para se chegar a este maravilhoso lugar, é necessário pegar uma trilha que parte de Barra de Guaratiba. É a mesma trilha que leva às praias selvagens. Essa trilha caracteriza-se por uma caminhada de dificuldade moderada, a qual passaremos durante todo o percurso com o mar na parte baixa do morro. Após os primeiros 20 minutos de trilha, já conseguiremos avistar a Pedra da Tartaruga, a qual continuaremos visualizando durante todo o percurso.

Nossa atividade começa em ali mesmo, em Barra de Guaratiba, bairro litorâneo da Zona Oeste do município do Rio de Janeiro. Ali iniciaremos uma caminhada moderada de, aproximadamente, 1h 20min, em meio à Mata Atlântica com belíssimas paisagens de praias selvagens, montanhas cobertas por vegetação, paredões rochosos e o Oceano Atlântico.

Em um determinado momento, há uma bifurcação na trilha. Um dos caminhos desce até a praia do Perigoso e o outro continua até a praia do Meio (antiga praia frequentada por praticantes de nudismo).

Calma, galera: ninguém vai ficar pelado lá não, ok ??? hehehe

Até,
Richard