quinta-feira, 29 de abril de 2010

Barra de Guaratiba (Fonte: Guia do Litoral)

Trilhas levam a belas praias paradisíacas no Rio
Carla Vieira

Localizadas entre as praias de Grumari e Barra de Guaratiba, encontram-se cinco belíssimas praias pouco freqüentadas na cidade do Rio de Janeiro. Com acesso apenas por trilhas, as praias dos Búzios, Perigoso, Meio, Funda e Inferno são perfeitas para quem procura fugir da agitação das praias da zona sul da cidade.
Situadas em área ambiental, as praias de Guaratiba reservam paisagens paradisíacas / Carla Vieira

Só que para isso, é preciso muita disposição. O acesso é pela praia Barra de Guaratiba, a oeste do Rio de Janeiro. De lá são cerca de 60 minutos caminhando até a Praia do Perigoso, de onde se pode avistar a Pedra da Tartaruga, na Praia dos Búzios, local muito freqüentado pela prática de rapel. A área oferece ainda vias de escalada esportiva, que só devem ser realizadas com a presença de um guia experiente.
Da praia do Perigoso se avista a Pedra da Tartaruga, local para prática de rapel / Carla Vieira

O trecho Barra de Guaratiba - Praia do Perigoso é considerado leve. O mesmo acontece até a próxima parada: Praia do Meio. São mais 45 minutos por trilhas bem marcadas. O cansaço pode até bater, mas a cada subida e descida de um morro, o visual deslumbra o visitante que sempre deseja prosseguir para conhecer o que ainda tem por vir.
Trilhas leves e pesadas levam às melhores praias / Carla Vieira


Da praia do Meio em diante, o caminho começa a ficar mais fechado e difícil. São morros mais altos, que exige um bom preparo físico. De lá chegamos à praia Funda, que mais parece uma praia deserta. Como o acesso é feito apenas por trilhas, são poucas as pessoas que chegam até as últimas praias, o que faz com que a preservação seja garantida (a área é localizada dentro de uma APA - Área de Proteção Ambiental).

Aos mais aventureiros, o prêmio, por último, chega-se à Praia do Inferno, de onde se tem uma trilha alternativa para um regresso mais rápido à Barra de Garatiba. Estima-se um percurso de até duas horas para o retorno.

Barra de Guaratiba aproveite os restaurantes e infra-estrutura / Prefeitura do RJ - Eliane Carvalho

Depois de muito banho de mar e caminhadas com vistas deslumbrantes, a dica é almoçar em um dos restaurantes da Barra de Guaratiba especializados em fruto do mar.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Hoje é DIA DO PLANETA !!!

O Dia da Terra foi criado em 1970 quando o Senador norte-americano Gaylord Nelson convocou o primeiro protesto nacionalcontra a poluição. É festejado em 22 de abril e a partir de 1990, outros países passaram a celebrar a data.


Sabe-se que a Terra tem em torno de 4,5 bilhões de anos e existem várias teorias para o “nascimento” do planeta. A Terra é o terceiro planeta do Sistema Solar, tendo a Lua como seu único satélite natural. A Terra tem 510,3 milhões de km2 de área total, sendo que aproximadamente 97% é composto por água (1,59 bilhões de km3). A quantidade de água salgada é 30 vezes a de água doce, e 50% da água doce do planeta está situada no subsolo.

A atmosfera terrestre vai até cerca de 1.000 km de altura, sendo composta basicamente de nitrogênio, oxigênio, argônio e outros gases.

Há 400 milhões de anos a Pangéia reunia todas as terras num único continente. Com o movimento lento das placas tectônicas (blocos em que a crosta terrestre está dividida), 225 milhões de anos atrás a Pangéia partiu-se no sentido leste-oeste, formando a Laurásia ao norte e Godwana ao sul e somente há 60 milhões de anos a Terra assumiu a conformação e posição atual dos continentes.

O relevo da Terra é influenciado pela ação de vários agentes (vulcanismo), abalos sísmicos, ventos, chuvas, marés, ação do homem) que são responsáveis pela sua formação, desgaste e modelagem. O ponto mais alto da Terra é o Everest no Nepal/ China com aproximadamente 8.848 metros acima do nível do mar. A Terra já passou por pelo menos 3 grandes períodos glaciais e outros pequenos.

A reconstituição da vida na Terra foi conseguida através de fósseis, os mais antigos que conhecemos datam de 3,5 bilhões de anos e constituem em diversos tipos de pequenas células, relativamente simples. As primeiras etapas da evolução da vida ocorreram em uma atmosfera anaeróbia (sem oxigênio).

As teorias da origem da vida na Terra, são muitas, mas algumas evidências não podem ser esquecidas. As moléculas primitivas, encontradas na atmosfera, compõe aproximadamente 98% da matéria encontrada nos organismos de hoje. O gás oxigênio só foi formado depois que os organismos fotossintetizantes começaram suas atividades. As moléculas primitivas se agregam para formar moléculas mais complexas.

A evidência disso é que as mitocôndrias celulares possuam DNA próprio. Cada estrutura era capaz de se satisfazer suas necessidades energéticas, utilizando compostos disponíveis. Com este aumento de complexidade, elas adquiriram capacidade de crescer, de se reproduzir e de passar suas características para as gerações subseqüentes.

A população humana atual da Terra é de aproximadamente 6 bilhões de pessoas e a expectativa de vida é em média de 65 anos.

Para mantermos o equlíbrio do planeta é preciso consciência dessa importância, a começar pelas crianças. Não se pode acabar com os recursos naturais, essenciais para a vida humana, pois não haverá como repô-los. O pensamento deve ser global, mas a ação local, como é tratado na Agenda 21.

sábado, 17 de abril de 2010

Cachoeira da Mata e Itaboca - comentários, fotos e vídeos

Olá pessoal. Desculpe a demora, mas estava temporariamente sem computador, daí o acúmulo abaixo. Esse promete ser o maior post do Grupo até agora...rsrsrs

Cachoeira da Mata: Localizada em Formoso (S.J. Barreiro - S.P.), foi uma caminhada curta com o atrativa de dua; s belas cachoeiras: a Da Mata e o Cachoeirão. Como o dia estava quente, a maioria não perdeu tempo: tchibum !!! E depois, como não poderia deixar de ser, fomos fazer um almojanta em São José do Barreiro, seguidos de alguns sucos de cevadas e refris. E tem gente que entra pro grupo pensando em emagrecer... ledo engano. Segue abaixo as fotos, tiradas pelo Jiraya e pelo Wendell:


Cachoeira da Mata - Jiraya


Itaboca: voltamos com um grupo de 20 pessoas ao Vilarejo de Itaboca, percorrendo míseros 20 km da Serra do Pacau até lá. Mais uma vez, foi show de bola - comida show, visual deslumbrante, com direito à show do Leandro nos dois dias que passamos lá. Mais uma vez meu irmão gêmeo, Jovelino, matou a pau. E é por isso que mando as fotos e vídeos a seguir. Curtam SEM MODERAÇÃO:


Itaboca_2010


e o vídeo do caminho até Itaboca:


Outro vídeo do caminho:


Show do Leandro à noite, no Itaboca's Hall:


Agora é show do Leandro e da filha do Jovelino:


E atendendo à pedidos, muito à contragosto, OLÁ no Boqueirão:


E agora, para finalizar, mais Leandro Duarte pra vcs:


Um abraço, e bons caminhos !!!

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Carros de passeios com biodiesel puro

Os veículos brasileiros de passeio ou de transporte de pequenas cargas poderão ganhar mais uma opção de combustível: o biodiesel puro.


Depende do Congresso Nacional, liberar ou não o biocombustível produzido a partir de fontes renováveis, como mamona, dendê, girassol, babaçu, soja e algodão.

Atualmente, o Brasil só utiliza comercialmente o chamado B5, biodiesel com 5% de óleo vegetal e 95% com o diesel comum. Apenas coletivos de algumas cidades, como Curitiba, utilizam o biodiesel 100%, mas em caráter experimental. Sabe-se que, além de ter uma fonte renovável, o biodiesel reduz em mais de 80% a produção gerada por motores movidos ao diesel fóssil.

Na Alemanha, por exemplo, o biodiesel puro – B100 - já é vendido em postos de combustíveis de todo o país.