quinta-feira, 29 de abril de 2010

Barra de Guaratiba (Fonte: Guia do Litoral)

Trilhas levam a belas praias paradisíacas no Rio
Carla Vieira

Localizadas entre as praias de Grumari e Barra de Guaratiba, encontram-se cinco belíssimas praias pouco freqüentadas na cidade do Rio de Janeiro. Com acesso apenas por trilhas, as praias dos Búzios, Perigoso, Meio, Funda e Inferno são perfeitas para quem procura fugir da agitação das praias da zona sul da cidade.
Situadas em área ambiental, as praias de Guaratiba reservam paisagens paradisíacas / Carla Vieira

Só que para isso, é preciso muita disposição. O acesso é pela praia Barra de Guaratiba, a oeste do Rio de Janeiro. De lá são cerca de 60 minutos caminhando até a Praia do Perigoso, de onde se pode avistar a Pedra da Tartaruga, na Praia dos Búzios, local muito freqüentado pela prática de rapel. A área oferece ainda vias de escalada esportiva, que só devem ser realizadas com a presença de um guia experiente.
Da praia do Perigoso se avista a Pedra da Tartaruga, local para prática de rapel / Carla Vieira

O trecho Barra de Guaratiba - Praia do Perigoso é considerado leve. O mesmo acontece até a próxima parada: Praia do Meio. São mais 45 minutos por trilhas bem marcadas. O cansaço pode até bater, mas a cada subida e descida de um morro, o visual deslumbra o visitante que sempre deseja prosseguir para conhecer o que ainda tem por vir.
Trilhas leves e pesadas levam às melhores praias / Carla Vieira


Da praia do Meio em diante, o caminho começa a ficar mais fechado e difícil. São morros mais altos, que exige um bom preparo físico. De lá chegamos à praia Funda, que mais parece uma praia deserta. Como o acesso é feito apenas por trilhas, são poucas as pessoas que chegam até as últimas praias, o que faz com que a preservação seja garantida (a área é localizada dentro de uma APA - Área de Proteção Ambiental).

Aos mais aventureiros, o prêmio, por último, chega-se à Praia do Inferno, de onde se tem uma trilha alternativa para um regresso mais rápido à Barra de Garatiba. Estima-se um percurso de até duas horas para o retorno.

Barra de Guaratiba aproveite os restaurantes e infra-estrutura / Prefeitura do RJ - Eliane Carvalho

Depois de muito banho de mar e caminhadas com vistas deslumbrantes, a dica é almoçar em um dos restaurantes da Barra de Guaratiba especializados em fruto do mar.

2 comentários:

  1. Gostei muito da dica. Pretendo fazer este passeio qualquer final de semana. Mas fica uma sugestão: por que vocês não organizam e comercializam um roteiro deste? Com a experiência que possuem, seria uma excelente oportunidade para ganhar uma grana e se divertir, além de fazer novas amizades.
    Abraço,
    Guto

    ResponderExcluir
  2. É Guto, vamos chegar lá um dia...
    Mas à princípio, é só para juntar a galera mesmo. Quem sabe com um apoio logístico e de suporte turístico da Casa da Bússola ?? rsrsrs
    Valeu,
    Richard

    ResponderExcluir